Continuidade da Equipe (Prática Corolário – 3)

 

Mantenha equipes eficientes juntas. Há uma tendência em grandes organizações de abstrair pessoas para coisas, como se pessoas fossem unidades de programação plug-and-play. Valor em software é criado não apenas pelo o que as pessoas conhecem e fazem, mas também por seus relacionamentos e o que elas realizam juntas [IMPROVE IT, XP].

Organizações pequenas não têm esse problema. Há somente uma equipe e, uma vez que seus membros estejam integrados e confiando uns nos outros, somente uma verdadeira calamidade pode separá-los. Grandes organizações freqüentemente ignoram o valor das equipes, adotando ao invés disso, uma metáfora em que os desenvolvedores são meros “recursos de programação”. Uma vez que o projeto está pronto, os desenvolvedores voltam para “para a fila” e aguardam até que sejam alocados para uma nova tarefa. O objetivo desse tipo de gerenciamento de “recursos” é fazer com que todos os desenvolvedores sejam integralmente utilizados. Essa estratégia maximiza micro-eficiências, mas mina a eficiência da organização como um todo. O principal erro é buscar uma eficiência ilusória em que indivíduos ficam alocados no trabalho o maior tempo possível, e em contrapartida, minimizar ou ignorar o valor do trabalho em equipe, principalmente quando os membros se conhecem bem e confiam uns nos outros [IMPROVE IT, XP].

Estimular que equipes bem integradas permaneçam juntas não significa que as equipes tenham que ficar inteiramente estáticas. É notável como novos membros começam a contribuir rápido em equipes XP já estabelecidas. Eles insistem em implementar tarefas de desenvolvimento já na primeira semana, e já estão contribuindo de forma independente após um mês. Preservando equipes e ainda encorajando uma quantidade razoável de rotação espontânea entre os membros, a organização ganha os benefícios tanto das equipes estáveis, quanto da dispersão consistente de conhecimento e da experiência [BECK, 2005; IMPROVE IT, XP].

 

Abraços,
Vinicius AC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s