Meu Local de Trabalho Informativo

Senhores,
apresento meu Local(mesa e parede) de Trabalho Informativo no CPD da UFS.
1_ambienteinformativovinicius_img_0031.jpg
2_ambienteinformativovinicius_img_0036.jpg

3_ambienteinformativovinicius_img_0033.jpg De minha pequena experiência e do estudo das práticas da XP, neste caso da prática Local de Trabalho Informativo, fico mais convencido ainda que esta é uma prática muito vantajosa, mesmo quando aplicada da forma errada (sem trabalho em equipe).
{
Porque não pude aplicar com trabalho em equipe?
Porque onde eu trabalho existe muita demanda urgente, e como ocorreria em 99,9% das pequenas equipes com esse tipo de problema, fica um desenvolvedor por projeto, ou um desenvolvedor para dois ou mais projetos (meu caso).
Isto é comum porque ainda acredita-se que ter uma pequena equipe cuidando de um projeto é um LUXO e não uma vantagem. Um grande engano baseado na premissa de que desenvolvedores (pessoas cujo trabalho é criar e não replicar) são como “Unidades Produtora de Software”(UPS) e que se uma UPS produz Y, 5 UPS irá produzir 5 vezes Y (ou algo bem próximo disto).
Com um pouco de bom senso é fácil enxergar porque desenvolvedores não são UPS’s.

Entre muitas outras vantagens, trabalho em equipe: fortalece vínculos sociais, gerando respeito e motivação; estimula a comunicação aliada a disseminação do conhecimento, que permite que as habilidades de uns compensem as deficiências de outros, e vice-versa, fazendo com que todos aprendam e evoluem juntos para um nível mais elevado; evita erros, já que um deslize de um membro pode ser notado por outro; etc…. Como estas características não ocorreriam se cada um dos membros da equipe estivesse trabalhando em separado, é fácil ver que, principalmente quando se utilizam boas práticas voltadas para o trabalho em equipe (como as descritas na XP), o rendimento de uma equipe de Y desenvolvedores é muito maior que o rendimento de Y UPS’s (não importa que boas práticas estas UPS’s utilizem em separado).

}
—-

Minha intenção era só mandar as imagens para uns amigos, mas como dificilmente sigo o planejado quando não trabalho em equipe, acabei escrevendo o que está aí em cima, tudo fora do planejado, mas gostei.

Voltando as imagens, 🙂
no início, mesmo com 1/5 desses papeis na parede, o povo em geral estranhou. Minha chefinha particularmente achou uma “bagunça”, mas como é gente boa aceitou bem. Hoje, com cinco vezes mais papel na parede, ninguém nem pergunta mais o porque. 🙂
O próximo passo e usar PostIt massivamente (já comprei o bloquinho). E um dia, ter cartões de várias cores, pincéis coloridos, quadro branco pendurado (o meu fica no chão e é subutilizado) e trabalho em equipe(o mais importante). Assim,
poderei colher mais frutos das práticas da XP que já estou usando, ou começar a colher frutos das que estudei mas não estou usando, por serem 100% voltadas para o trabalho em equipe. 😦

Estas imagens vão estar na apresentação da minha mono, e quem sabe umazinha até na própria monografia, na seção Ambiente de Trabalho informativo.

Abraços,
Vinicius AC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s