Meu Local de Trabalho Informativo

Senhores,
apresento meu Local(mesa e parede) de Trabalho Informativo no CPD da UFS.
1_ambienteinformativovinicius_img_0031.jpg
2_ambienteinformativovinicius_img_0036.jpg

3_ambienteinformativovinicius_img_0033.jpg De minha pequena experiência e do estudo das práticas da XP, neste caso da prática Local de Trabalho Informativo, fico mais convencido ainda que esta é uma prática muito vantajosa, mesmo quando aplicada da forma errada (sem trabalho em equipe).
{
Porque não pude aplicar com trabalho em equipe?
Porque onde eu trabalho existe muita demanda urgente, e como ocorreria em 99,9% das pequenas equipes com esse tipo de problema, fica um desenvolvedor por projeto, ou um desenvolvedor para dois ou mais projetos (meu caso).
Isto é comum porque ainda acredita-se que ter uma pequena equipe cuidando de um projeto é um LUXO e não uma vantagem. Um grande engano baseado na premissa de que desenvolvedores (pessoas cujo trabalho é criar e não replicar) são como “Unidades Produtora de Software”(UPS) e que se uma UPS produz Y, 5 UPS irá produzir 5 vezes Y (ou algo bem próximo disto).
Com um pouco de bom senso é fácil enxergar porque desenvolvedores não são UPS’s.

Entre muitas outras vantagens, trabalho em equipe: fortalece vínculos sociais, gerando respeito e motivação; estimula a comunicação aliada a disseminação do conhecimento, que permite que as habilidades de uns compensem as deficiências de outros, e vice-versa, fazendo com que todos aprendam e evoluem juntos para um nível mais elevado; evita erros, já que um deslize de um membro pode ser notado por outro; etc…. Como estas características não ocorreriam se cada um dos membros da equipe estivesse trabalhando em separado, é fácil ver que, principalmente quando se utilizam boas práticas voltadas para o trabalho em equipe (como as descritas na XP), o rendimento de uma equipe de Y desenvolvedores é muito maior que o rendimento de Y UPS’s (não importa que boas práticas estas UPS’s utilizem em separado).

}
—-

Minha intenção era só mandar as imagens para uns amigos, mas como dificilmente sigo o planejado quando não trabalho em equipe, acabei escrevendo o que está aí em cima, tudo fora do planejado, mas gostei.

Voltando as imagens, 🙂
no início, mesmo com 1/5 desses papeis na parede, o povo em geral estranhou. Minha chefinha particularmente achou uma “bagunça”, mas como é gente boa aceitou bem. Hoje, com cinco vezes mais papel na parede, ninguém nem pergunta mais o porque. 🙂
O próximo passo e usar PostIt massivamente (já comprei o bloquinho). E um dia, ter cartões de várias cores, pincéis coloridos, quadro branco pendurado (o meu fica no chão e é subutilizado) e trabalho em equipe(o mais importante). Assim,
poderei colher mais frutos das práticas da XP que já estou usando, ou começar a colher frutos das que estudei mas não estou usando, por serem 100% voltadas para o trabalho em equipe. 😦

Estas imagens vão estar na apresentação da minha mono, e quem sabe umazinha até na própria monografia, na seção Ambiente de Trabalho informativo.

Abraços,
Vinicius AC.

Deixe um comentário

