Design Incremental

5.6.13      Design Incremental

Deve-se investir no design do sistema todos os dias, para mantê-lo o mais eficiente possível para as necessidades atuais [BECK, 2005]. O design em XP evolui de forma iterativa e incremental junto com o resto do projeto. A evolução é contínua e proporcional às necessidades identificadas para a iteração atual do sistema.

A XP, ao contrário das metodologias tradicionais, não faz longas definições do design do sistema em documentos com diversas páginas e diagramas variados, que servirão de base para que outras pessoas realizem a implementação. Porém é errado pensar que a XP defende a idéia de minimizar os investimentos em design, pelo contrário, o objetivo é até aumentar o investimento total em design, desde que o projeto realmente precise disto.

Quaisquer características que possam ser implementadas para dar apoio às futuras funcionalidades, só serão codificadas de fato, se e quando tais funcionalidades forem priorizadas para uma iteração. Assim, busca-se concentrar os esforços da equipe naquilo que se tem certeza absoluta de que será necessário, de acordo com as prioridades definidas pelos clientes, para a iteração corrente. Aquilo que poderia ser útil no futuro é deixado para resolver no futuro, quando houver certeza da necessidade [IMPROVE IT, XP].

 Isso pode levantar a preocupação de que não seja possível solucionar os problemas futuros com rapidez. Entretanto, as demais práticas do XP ajudam a equipe a ter agilidade e segurança, de modo que ela possa esperar o futuro chegar sem se comprometer com ele cedo demais. Além disso, a prática regular de tentar antecipar-se ao futuro, nunca foi uma boa alternativa, já que de acordo com os padrões da indústria de software, 64% de funcionalidades de um sistema comercial tipicamente não são utilizadas [IMPROVE IT, XP].

 \o ’s,
Vinicius AC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s