4.6.7. Ciclo Semanal

4.6.7 Ciclo Semanal

Em projetos XP, o software é desenvolvimento de modo iterativo e incremental. Numa iteração, representada por um Ciclo Semanal, algumas histórias escolhidas pelo cliente são implementadas e testadas completamente. Terminado o ciclo, o cliente tem a oportunidade de utilizar e avaliar o que foi produzido.

Cada ciclo semanal se inicia com uma reunião chamada de Jogo do Planejamento. Nessa reunião o cliente escreve e prioriza histórias de acordo com o aprendizado adquirido através do contado com as funcionalidades implementadas na iteração anterior, ou com as necessidades imaginadas normalmente ao longo do projeto.

É também no Jogo do Planejamento que, com base na velocidade de desenvolvimento da semana anterior, além das considerações técnicas de cada história, os desenvolvedores fornecem uma estimativa para o cliente indicando a quantidade de histórias que poderão ser implementadas. De posse dessas informações, o cliente prioriza as histórias que, em conjunto, mais possam gerar valor para ele quando estiverem implementadas [IMPROVE IT, XP]. As histórias que não forem escolhidas ficam para serem reavaliadas nos próximos ciclos.

Muitos projetos dedicam esforços significativos à implementação de funcionalidades que não são utilizadas, gerando grandes desperdícios. Decidir bem o que implementar é uma atividade que deve ser conduzida com o maior cuidado e durante todo desenvolvimento. Com o ciclo semanal, o risco de implementar-se uma funcionalidade que não interessa ao cliente reduz-se muito, pois o cliente interage o tempo todo com as funcionalidades, à medida que estas vão sendo implementadas. Ou seja, o cliente além de receber valor muito mais rapidamente, tem a oportunidade de, ao interagir com o valor gerado, verificar continuamente se o caminho seguido é realmente o desejado.


[TELES, 2004] [IMPROVE IT, XP] [BECK, 2005] [TELES, 2005]

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s