4.6.5. Programação em Par

4.6.5 Programação em Par

Programação em par é uma das práticas mais conhecidas e mais polêmicas utilizadas em projetos XP. Quando é adotada, os desenvolvedores implementam as funcionalidades em pares, ou seja, diante de cada computador, existem sempre dois desenvolvedores que trabalham juntos para produzir o mesmo código. É uma prática difícil de aceitar, seja pela falta de hábito, ou pela falsa impressão de que se está desperdiçando recursos ou atrasando o desenvolvimento do sistema.

A verdade é que esta prática permite que o código seja revisado permanentemente enquanto é construído, o que diminui consideravelmente a incidência de erros. Além disso, contribui para que a implementação seja mais simples e eficaz, já que os desenvolvedores se complementam e têm mais oportunidades de gerar soluções inovadoras.

Outra característica muito importante da programação em pares é a disseminação do conhecimento. Com o tempo, isto ajuda a aumentar o nível técnico da equipe como um todo e, conseqüentemente, a melhorar tanto a agilidade no desenvolvimento quanto a qualidade dos softwares desenvolvidos.

O conjunto de características apresentadas acima decorre, entre outras coisas, da maior oportunidade que os desenvolvedores têm de, dialogar, trocar idéias e explorar mais alternativas, do que teriam se estivessem programando sozinhos. Essas características fazem com que a programação em par acelere o desenvolvimento e o torne mais econômico, embora à primeira vista pareça o contrário [IMPROVE IT, XP].

[TELES, 2004]

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s