4.6.2. Equipe Completa

4.6.2. Equipe Completa

É aconselhável que os membros de uma equipe tenham habilidades e perspectivas diferentes, que em conjunto representam o necessário para sucesso do projeto. A equipe deve ser dinâmica, ou seja, se alguma habilidade específica se faz necessária, sempre que possível, deve-se trazer alguém com esta habilidade. Seguindo este raciocínio, se alguma habilidade especifica não se faz mais necessária, a pessoa que a exerce deve ir para outra equipe, ou então assumir novas responsabilidades dentro da equipe.

Dentro da XP, uma equipe não é formada somente pelo grupo de pessoas que desenvolve o sistema. Além destes, o cliente e quaisquer outras pessoas que precisarem ser ouvidas durante o desenvolvimento, fazem parte da equipe e são tão importantes quanto os desenvolvedores.

Não existe a pretensão de ter o cliente disponível 100% do tempo, mas é muito importante tê-lo participando de forma ativa e intensa, junto com todas as outras pessoas importantes para o projeto, o máximo de tempo possível. Pois isto permite que o projeto seja guiado por uma série de pequenos ajustes e não por mudanças bruscas, reduzindo-se muito os riscos.

A participação intensa do cliente é muito importante, pois:

  1. Evita o trabalho especulativo, que ocorre quando a equipe não consegue ter alguma dúvida respondida, assume premissas e implementa algo por conta própria, achando que é do interesse do cliente;
  2. Agiliza o processo de desenvolvimento, já que a comunicação entre desenvolvedores e clientes será sempre a mais rápida e fácil possível;
  3. Faz o cliente aprender sobre os desafios e limitações encontradas pelos desenvolvedores e valorizar mais facilmente o serviço prestado. Isto contribui para melhorar a confiança e o respeito de ambas as partes;
  4. Evita situações incorretas, já que o cliente tem maior visibilidade sobre o que está sendo feito e a equipe pode facilmente apontar questões ignoradas pelo cliente;

 

Em suma, a incorporação das pessoas que tem algo importante a dizer a equipe, com destaque para o cliente, estimula a comunicação, simplicidade, feedback, respeito e coragem dentro do processo de desenvolvimento, ou seja, promove os valores básicos da XP.

[TELES, 2004] [IMPROVE IT, XP] [BECK, 2005]

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s