4.2.5 [XP] Respeito

4.2.5. Respeito

 

No desenvolvimento de software com XP, todas as pessoas são igualmente importantes como seres humanos que são. Nenhum membro da equipe vale em essência, mais ou menos do que os outros. Para uma melhora simultânea na humanidade e na produtividade, as contribuições de cada pessoa da equipe precisam ser respeitadas [BECK, 2004].

Basta que apenas um membro de uma equipe deixe de respeitar, devidamente, algum outro membro para que ocorram prejuízos. Se por exemplo, membros de uma equipe agem como se o papel que exercem fosse mais importante do que o de outros membros, acabarão não respeitando o que os outros estão fazendo, conseqüentemente não se interessarão pelo verdadeiro trabalho em equipe.

O valor respeito atua como um alicerce para todos os outros valores, por isso ele sempre deve estar presente.

Se todos na equipe não são tratados de forma igual e os membros não se preocupam uns com os outros, então os membros desta equipe: Não irão fazer o sistema da forma mais simples; não tentarão comunicar-se da forma mais efetiva possível; não terão coragem para, na hora certa, agir efetivamente; não buscarão feedback com a intenção de aprimorar. Ou seja, sem respeito todos os valores da XP são desrespeitados.

Respeito é o mais básico de todos os valores e é indispensável para que a XP funcione. Se ele não existir em um projeto, não há nada que possa salvá-lo [IMPROVE IT].

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s