4.3.2 [XP] Comunicação

4.3.2 Comunicação

Uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento de software é a comunicação. Seja entre os membros da própria equipe ou entre estes e os clientes, a comunicação é uma das principais ferramentas para a solução de problemas durante o desenvolvimento. Quando um problema aparece, freqüentemente alguém próximo à equipe já sabe a solução, mas numa equipe que não se comunica bem, é comum o conhecimento não chegar até onde está o problema. Além disso, para que o valor Feedback exista em um projeto de software, é necessário que a comunicação esteja presente de forma muito intensa.

Na indústria de software existe um grande esforço para melhorar a comunicação dentro dos projetos. Entretanto, em grande parte dos casos, este esforço é canalizado de forma ineficaz, já que boa parte se destina à comunicação escrita, mesmo esta sendo uma das formas mais pobres de comunicação.

A comunicação técnica escrita é muito pobre, principalmente por ser fria, ou seja, desprovida de conteúdo emocional, e por dificultar a interação rápida e continua entre todos os participantes do projeto, prejudicando assim a criação de um senso de time e a cooperação efetiva entre os participantes.

O XP utiliza maciçamente a comunicação face-a-face. Assim, o interlocutor pode interpretar as idéias levando em conta o conteúdo emocional expressado na fala, nos gestos, na expressão facial, entre outros. Além disso, em caso de dúvida, o interlocutor pode apresentar suas questões rapidamente, às quais serão respondidas logo em seguida.

Ou seja, o XP procura explorar tanto quanto possível, a interação direta entre as pessoas, de modo a diminuir as falhas de comunicação e evitar re-trabalhos desnecessários. Para que isso seja possível, é preciso aproximar ao máximo todas as pessoas que formam a equipe do projeto, inclusive e sobretudo o cliente, e também empregar a forma de comunicação mais rica que estiver disponível.

Ainda assim, a documentação continua sendo importante no XP, mas exerce um papel diferente daquele normalmente atribuído a ela. No XP, a documentação possui um caráter descritivo, ela é usada principalmente para registrar o trabalho, ao invés de prescritivo, onde a principal preocupação é descrever exaustivamente o que deverá ser feito, como no desenvolvimento tradicional.

[Manhães, 2004]
[Improve It, Site]
[Beck, 2004]

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s