Vantagens da Refatoração

Vantagens

1. Diretas

Tornar o código mais fácil de entender e modificar, estes são os objetivos da refatoração. Qualquer alteração no código que não vise estes objetivos, não pode ser considerada uma refatoração.

Ao programar, podemos ter código que funciona corretamente, mas que é difícil de entender por uma deficiência qualquer. A refatoração deve necessariamente ajudar a tornar o código mais legível, corrigindo deficiências estruturais, por exemplo.

2. Indiretas

A refatoração acaba trazendo outros benefícios, que podem ser considerados indiretos, porque sempre derivam da busca por um código mais fácil de entender e modificar.

2.1. Projeto

Refatorar faz bem para o projeto, seja melhorando de forma significativa um projeto mal elaborado, seja impedindo que este se deteriore com as possíveis alterações que tendem a ocorrer ao longo do tempo e são potencialmente prejudiciais ao projeto.

Ou seja, ao refatorar continuamente um projeto é possível impedir que problemas graves sejam inseridos, ou corrigir tais problemas em sistemas já prontos, caso estes existam. Esta característica contraria uma máxima do desenvolvimento tradicional que diz ser praticamente inviável, do ponto do vista do custo / benefício, corrigir problemas de projeto em softwares concluídos.

A refatoração também melhora um projeto que está sendo implementado, pois impede que os problemas presentes no projeto sejam codificados, ou seja, conhecendo-se as técnicas de refatoração, pode-se encontrar e corrigir os possíveis problemas de um projeto durante a própria implementação deste.

É claro que quanto pior estiver o projeto, maior a quantidade de refatorações necessárias para torná-lo fácil de entender e modificar. Ou seja, um projeto bem feito só trás benefícios, mas mesmo nos casos em que o projeto é ruim, refatorar continuamente permite detectar e corrigir muitos dos problemas presentes.

2.2. Aprendizado

Refatorar ajuda a tornar mais fácil a tarefa bastante comum de analisar e entender código legado.

É possível através da refatoração, progressivamente ir tornando mais claros e fáceis de entender os trechos de código de um sistema legado, à medida que estes forem sendo analisados e entendidos. Nesse processo, é preciso investir intensamente no aprendizado do que o código realmente faz e aplicar este aprendizado no próprio código, através da própria refatoração.

Ou seja, a refatoração permite documentar de forma incremental e através do próprio código, o aprendizado das funcionalidades de um sistema.

Num nível mais alto, a refatoração permite aprender também sobre a estrutura do projeto, já que à medida que trechos de código vão sendo entendidos, fica muito mais fácil entender o projeto como um todo.

2.3. Depuração

Refatorar ajuda na melhora e no entendimento do código, conseqüentemente também ajuda no processo de depuração, pois é muito mais rápido e fácil encontrar uma falha num código claro e fácil de entender.

2.4. Velocidade

Refatorar torna mais rápido desenvolver software por todos os motivos explicados acima. Quando temos código e projeto:

* Mais claros e fáceis de entender;

* Com maior nível de conhecimento pelos desenvolvedores;

* Com menos falhas.

Conseqüentemente teremos maior velocidade de desenvolvimento e manutenção, e é claro, menores custos.

===============

Tá bom não, este post. Fica este comentário pra me lembrar que eu tenho que melhorar.

ACEITO AJUDA!!!

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Um comentário sobre “Vantagens da Refatoração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s