Práticas Supervalorizadas

Práticas supervalorizadas

É interessante ( irritante às vezes ) ver pessoas que não entendem nada sobre XP tentando restringi-la a uma ou duas práticas e depois tentando argumentar (quase sempre de forma errada) sobre as desvantagens dessas práticas, como forma de desaconselhar a adoção da XP como um todo.

Um exemplo disto ocorre com a prática Programação em Pares. Não estou ainda totalmente convencido de que a programação em pares é tão boa quanto a XP prega, mas tenho total consciência de que a XP é muito mais do que somente esta prática. E como coloquei mais formalmente acima, não acho nem que a Programação em Pares esteja entre as práticas mais importantes da XP.

Porque tanto alarde em torno da pratica Programação em Pares?

Todas as vezes que escutei alguém falando sobre XP, sempre ocorreu uma super-valorização da prática Programação em Pares. Vi muitas críticas, incluindo algumas muito idiotas, como: “Me parece algo meio gay, ter alguém do meu lado o tempo todo enquanto trabalho”. Essa foi de um professor e não foi colocada em tom de piada.

Ao contrário de quase tudo na XP, os argumentos do desenvolvimento tradicional contra esta prática e os argumentos da XP a favor, meio que se equilibram, com leve vantagem pra XP, no momento. Não tive a oportunidade de praticar a programação em pares da XP ainda, com certeza é por isso que ainda não estou 100% convencido do que é melhor em termos de desenvolvimento de software.

O “Ao contrário” no início parágrafo anterior, é porque na grande maioria das vezes os argumentos a favor da XP esmagam os argumentos contrários apresentados por quem defende o jeito tradicional de desenvolver software. Esmagam pela coerência, abrangência, solidez e pragmatismo com que são apresentados e que contestam o jeito tradicional de desenvolver.

Tenho que pensar nisso.

Aceito ajuda. (Na verdade, preciso disso :))

\o ‘s,
ViniciusAC.

Anúncios

Um comentário sobre “Práticas Supervalorizadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s