TDD, onde acho teoria boa?

TDD, onde acho teoria boa?

{Como Vinícius Manhães sugeriu, vou pegar pesado na fundamentação teoria do TDD existente na dissertação de mestrado dele. Não precisa nem dizer que eu adorei ver um comentário de um mestre do XP aqui.

Mesmo assim, quem puder sugerir algo mais, eu agradeço}

Nem gosto de muita teoria, sem prática. Assim como em Fowler, me dá sono. Mas… não posso deixar de reconhecer que um embasamento teórico sólido é de fundamental (percebeu a ênfase? 🙂 ) importância, principalmente numa monografia.

Resumindo…

Alguém pode indicar onde encontro boas fontes teóricas sobre os pilares (óia! 🙂 ) da TDD?

DIFICULDADES:

:: O livro de Kent Beck (TDD: beck, 2002) é ótimo, mas parece não se preocupar muito com a parte mais teórica das coisas como: O que é? Em que se baseia? Como surgiu? Pra que serve? etc… O que não seria tão ruim, se eu não estivesse escrevendo uma monografia, mas eu estou 😦

:: O livro de Vinicius Manhães (XP) explica muito bem a parte teórica, mas quero algo mais;

:: O livro de Hunt (Pragmatic Unit Testing) é ótimo tb, mas não me ajuda muito nesta viagem teórica 😦

Saudações,

ViniciusAC

3 comentários sobre “TDD, onde acho teoria boa?

  1. Vinícius, você consegue olhar um exemplo prático de TDD no link:

    http://www.improveit.com.br/xp/praticas/tdd

    Com relação à parte teórica e toda a fundamentação de desenvolvimento ágil, você pode baixar a minha dissertação de mestrado no link:

    http://www.improveit.com.br/xp/dissertacaoXP.pdf

    Finalmente, sugiro que você acompanhe o blog da Improve It, onde colocamos várias informações úteis sobre desenvolvimento ágil, todos os dias. O link é:

    http://blog.improveit.com.br

  2. Vinícius Manhães, valeu pelos comentários.
    Pra mim é muito estimulante, vê-los num Blog escrito por mim.
    Comprei seu livro e estou gostando muito dele. Pra ser mais exato, ele é minha principal referência hoje. Parabéns!
    Já havia baixado sua dissertação de mestrado, mas não cheguei a estudá-la, porém agora estou muito motivado para isto.
    Vou passar a acompanhar sim, o blog da Improve It. Por coincidência, hoje pela manhã estava dando uma olhada nele, mas não vinha acompanhado-o. Já planejava mudar isso, agora estou mais motivado ainda.
    Também me inscrevi, agora a pouco, no grupo xprio. Pois estava sentindo falta de participar de um grupo de discussão sobre XP.

    Brigadão pelas sugestões! 🙂

Deixe um comentário

